Olha o susto que a gente acabou de tomar com essa notícia espalhada por aí. Parece coisa de filme de cinema mas o negócio é sério e está deixando muita gente de cabelo em pé. Um asteroide enorme chamado 2024 YR4 está passeando pelo espaço e os cientistas descobriram que ele pode acabar batendo com tudo na nossa Lua. A gente sempre pensa que essas pedras gigantes só querem acertar a Terra mas dessa vez o alvo mudou de endereço.

Antigamente os estudiosos achavam que esse pedregulho espacial podia cair aqui no nosso quintal mas agora eles já deram um suspiro de alívio porque a chance de acertar a gente é quase zero. Só que o problema não sumiu de vez não. A pedra tem uns 60 metros de largura o que dá mais ou menos o tamanho de um prédio de dez andares e está vindo em uma velocidade que ninguém gostaria de ver de perto.

Uma explosão de assustar qualquer um

Se esse negócio realmente bater na Lua em dezembro de 2032 o estrago vai ser feio por lá. O pessoal que entende do assunto diz que a batida vai ser tão forte quanto uma bomba nuclear das grandes. Imagina o tamanho do buraco que vai abrir na cara da Lua. Eles calculam que vai ser uma cratera de um quilômetro de largura e muito funda. Como a Lua não tem vento e nem chuva para esconder as marcas esse buraco vai ficar lá para sempre como uma cicatriz eterna.

O que mais impressiona é que quando a pedra bater o impacto vai jogar um monte de pedaços de rocha e poeira para todo lado no espaço. E é aí que mora o perigo para nós aqui embaixo. Mesmo que a Lua continue no lugar dela e não saia da órbita esse lixo todo que vai voar pode trazer dor de cabeça para a nossa vida moderna.

O apagão que ninguém quer ver

Muita gente está perguntando se a internet vai cair ou se a televisão vai parar de funcionar caso esse impacto aconteça. A verdade é que os pedacinhos de Lua que forem jogados no espaço podem bater nos nossos satélites. Hoje em dia a gente depende de satélite para tudo desde o GPS do celular até para passar o cartão no mercado. Se esses cacos de pedra acertarem os aparelhos que ficam em volta da Terra a gente pode sim ter problemas com as comunicações.

Outra coisa que pode acontecer é uma chuva de estrelas cadentes muito doida. O material que sair voando da Lua pode entrar na nossa atmosfera e queimar fazendo aquele rastro de luz no céu. Vai ser bonito de ver mas saber que aquilo é resultado de uma porrada gigante lá em cima dá um frio na barriga. Os especialistas juram que não vai cair pedra na cabeça de ninguém aqui no chão mas o susto visual vai ser garantido.

Ciência em festa e o povo preocupado

Enquanto a gente fica aqui pensando se o sinal do celular vai sumir os cientistas estão rindo à toa com essa possibilidade. Para eles ver um impacto desses acontecendo ao vivo é como ganhar na loteria. Eles querem estudar como o chão da Lua se mexe e o que tem dentro dela por meio dos tremores que a batida vai causar. É aquela história enquanto uns choram outros vendem lenço ou no caso dos cientistas vendem telescópios.

No fim das contas a gente só pode esperar para ver o que vai dar em 2032. Ainda faltam alguns anos e muita coisa pode mudar no caminho dessa pedra espacial. Mas que dá uma aflição saber que tem um prédio de pedra voando na direção da nossa vizinha isso dá. O Portal CGI vai ficar de olho em cada movimento desse asteroide para avisar vocês se o perigo aumentar ou se a gente pode dormir tranquilo.

Compartilhar.