Gente, para tudo o que você está fazendo agora e presta atenção no que eu vou te contar! Sabe aquele mar azulzinho, transparente, que a gente só vê em filme de Hollywood ou naquelas fotos chiques das Ilhas Maldivas? Pois é, ele existe de verdade e fica bem aqui no Brasil, pertinho do Rio de Janeiro. Estou falando de Arraial do Cabo, um lugar que é tão absurdo de lindo que o pessoal chama de Caribe Brasileiro. E olha, o apelido não é exagero não, o negócio é de cair o queixo mesmo!
A grande mágica de Arraial é que a água é tão limpa que você consegue ver os peixinhos nadando mesmo sem mergulhar. Sabe aquele vidro de janela bem limpinho? É tipo isso, mas no mar! E o mais doido é que até quando o sol resolve se esconder e o dia fica nublado, a cor da água continua um espetáculo. Não tem tempo ruim que estrague a beleza desse lugar, é energia pura e muita vontade de tirar foto de cada cantinho.
Por que a água de Arraial é tão clara e diferente
Agora você deve estar se perguntando como pode um mar ser tão limpo assim, né? O segredo é um fenômeno com nome chique chamado ressurgência. Basicamente, é uma água bem geladinha que vem lá do fundo do oceano, trazendo muita comida para os bichinhos marinhos e deixando tudo com aquela visibilidade de cristal. É como se a natureza tivesse instalado um filtro gigante no oceano só para agradar a gente. Só tem cinco lugares no mundo inteiro que fazem isso, e um deles é na nossa casa!
Mas ó, vou logo avisando para ninguém passar aperto. Essa água maravilhosa tem um preço, ela é bem geladinha! Parece que você está entrando em uma piscina com gelo, mas é aquele gelo que revigora a alma, sabe? Depois que você entra e vê as tartarugas passando do seu lado e aquele azul infinito, você nem lembra mais do frio. É uma experiência que todo mundo deveria ter pelo menos uma vez na vida.
As praias que vão fazer você pirar de alegria
Se você for para lá, tem uns lugares que são obrigatórios. Primeiro, a Ilha do Farol. Para chegar lá só de barco, e a Marinha controla tudo para não virar bagunça. É areia branca que parece açúcar e uma paz que não tem explicação. Depois tem as Prainhas do Pontal do Atalaia, onde tem aquela escadaria de madeira famosa que todo mundo tira foto. Quando você desce os degraus e dá de cara com aquele mar turquesa, parece que você entrou em um quadro.
E não para por aí não! Tem a Praia do Forno, que você chega por uma trilha rapidinha ou de barco-táxi. Lá a água é mais calminha, perfeita para ficar boiando e esquecer dos boletos. E para quem gosta de aventura, tem a Gruta Azul, que é um buraco na rocha onde o reflexo do sol deixa tudo neon. É tanta coisa bonita que a gente até fica bobo de ver como a natureza caprichou ali em Arraial.
Comida boa e o melhor momento para viajar
Depois de tanto banho de mar, a fome bate forte, né? E lá o forte é peixe fresquinho! O pessoal pesca de manhã e de tarde já está no seu prato. Tem bobó de camarão, polvo grelhado e aquele peixinho na brasa que o cheiro atravessa a rua. A Praça do Cova é o ponto certo para comer bem e bater um papo com o pessoal da cidade, que é muito gente boa.
Se você quer aproveitar o máximo e pegar a água menos gelada, a dica de ouro é ir no outono, entre março e maio. A cidade está mais tranquila, o sol continua firme e a água dá uma leve esquentada. No verão é muito cheio e no inverno o mar fica bem mais frio, então se organiza para ir nessas datas mais calmas. Pegar o ônibus na rodoviária do Rio ou ir de carro é super fácil, em três horinhas você já está pisando na areia. Não perde tempo e vai conhecer esse paraíso!
