Pensa numa situação maluca que está rolando lá no Canadá. Enquanto a gente aqui no Brasil está derretendo no sol e procurando qualquer sombra com ventilador, tem uma galera literalmente enterrada na neve. A cidade de Barrie, que não é nenhum vilarejo pequeno não, tem mais de 174 mil pessoas, entrou em estado de choque total porque o gelo simplesmente não para de cair. A coisa está tão feia que o acúmulo chegou na marca inacreditável de 3 metros de altura.
Imagina você abrir a porta da sua casa e dar de cara com um paredão branco que vai até o teto do primeiro andar. É exatamente isso que está rolando por lá. A gente reclama quando chove um pouco mais forte e alaga a rua, mas imagina ter que escavar um túnel só para conseguir tirar o lixo de casa. O clima pirou de vez e deixou todo mundo de queixo caído com tanta neve acumulada em tão pouco tempo.
O gelo não dá trégua e a prefeitura está desesperada
A bagunça toda começou lá no finalzinho de dezembro e, desde então, o tempo não deu um minuto de sossego para os moradores. Segundo o que o pessoal de lá está falando, esse é um dos piores invernos da história da cidade. Para você ter uma ideia do tamanho do problema, em apenas três meses caiu o equivalente a 300 centímetros de neve. Se você colocar um em cima do outro, dá quase duas pessoas altas de puro gelo.
A prefeitura de Barrie já avisou que o alerta é de nível alto e que a situação é de emergência total. Eles estão com todas as máquinas na rua tentando limpar as estradas, mas parece que o trabalho não rende. Você tira a neve de um lado e ela já tampa o outro. O negócio está tão sério que eles estão focando primeiro em conseguir enxergar o que tem na frente, porque a visibilidade sumiu no meio do brancão.
A vida parou e ninguém sabe quando volta ao normal
Quem mora em rua sem saída está sofrendo ainda mais. Tem equipe particular sendo contratada a rodo para tentar tirar o gelo dessas áreas, enquanto o pessoal da prefeitura foca nas avenidas maiores. O recado para os moradores é bem direto e meio desesperador: tentem limpar o pedaço de chão do lado da garagem para o caminhão de lixo conseguir passar. Se não fizerem isso, além de enterrados no gelo, vão ficar enterrados no lixo também.
O mais bizarro é que não tem previsão de quando esse alerta de mau tempo vai acabar. As autoridades só vão baixar a guarda quando conseguirem liberar todas as ciclovias e as ruas mais estreitas. Só que, do jeito que a coisa vai, parece que vai demorar uma eternidade. O pessoal está vivendo dentro de uma geladeira gigante e não tem botão de degelo para apertar.
A gente olha essas fotos e vídeos da internet e parece até filme de fim de mundo, mas é a vida real dessa gente agora. É bizarro pensar como a natureza consegue travar a vida de milhares de pessoas assim de uma hora para outra. Enquanto a gente aqui se vira com o ar-condicionado, eles estão lá torcendo para o sol aparecer e derreter esse paredão de 3 metros que travou a cidade inteira.
